Rua Dr. Paulo Tinoco Cabral, 484
(16) 3911 4525
Segunda à sexta - 8h às 18h

O QUE É SÍNDROME DE ESTOCOLMO E COMO SUPERAR.

07/06/2017
imprimir


Síndrome de Estocolmo é um estado PSICOLÓGICO em que a pessoa submetida a intimidação, medo, tensão e até mesmo agressões, passa a ter empatia e sentimento de AMOR e amizade por seu AGRESSOR. Este “afeto” é decorrente do instinto de sobrevivência da VÍTIMA, a qual, inconscientemente, acredita que ela precisa acatar todas as regras impostas pelo agressor para conseguir sair daquela situação da forma menos “DOLOROSA” possível.

Isso acontece em casos como SEQUESTROS, assaltos com determinado tempo de duração, agressão domiciliar, entre outras situações em que existe uma VÍTIMA e um AGRESSOR.

Mas, como TRATAR uma pessoa que passou por essa situação e acredita que o agressor é uma boa pessoa?Neste momento, é importante a consulta com um médico especialista ou um PSICÓLOGO, para que seja elaborada uma estratégia que lhe permita SUPERAR esta situação. A intervenção de profissionais da saúde é fundamental nestes casos, e claro, o CARINHO e amor verdadeiros da família também. Transmitir compreensão e CONFIANÇA para que ela não o veja como um inimigo é fundamental.

COMO SURGIU O NOME?

O primeiro caso que deu origem ao nome Síndrome de Estocolmo aconteceu em 1973, na cidade de mesmo nome, na Suécia, quando dois assaltantes invadiram um banco. Após a chegada da polícia, os dois assaltantes fizeram quatro funcionários como reféns, por seis dias. Quando os policiais fizeram o procedimento para libertação das vítimas, as mesmas não aceitaram a ajuda das autoridades e usaram seus próprios corpos como forma de proteger a integridade física dos assaltantes.

07/06/2017
imprimir
 

Olá! Quer se juntar à nossa equipe?

A Unipsico faz seleções para novos cooperados de acordo com as necessidades e demandas que identificamos.

Se quiser fazer parte da cooperativa, envie para nosso email currículo com foto, documento comprovando tempo de psicoterapia e de supervisão, e carta de apresentação de um cooperado. Somente avaliamos currículos de profissionais com mais de 5 anos de formados.

Nosso email: unipsicorp@unipsicorp.com.br